TRANSPLANTE  CAPILAR

 
 
transplante

Follicular Unit Extraction (F.U.E.)

Não é realizada a incisão para a retirada da área doadora, logo, não há cortes e não existe a cicatriz linear presente na técnica clássica.
O príncípio da Técnica Follicular Unit Extraction (FUE) é relativamente simples:

O cirurgião retira as unidades foliculares uma a uma da área doadora. Para isto, utilizando um micropunch (manual ou motorizado ) com tamanhos que variam em média de 0,8 a 1,0 milímetro. Faz uma pequena incisão ao redor da unidade folicular e aprofunda a mesma na direção do pelo, para evitar a transecção, soltando-a da pele do couro cabeludo. Após isto, com uma pinça de microcirurgia retira cuidadosamente uma a uma as unidades foliculares. Todo o procedimento é realizado com lentes de aumento.

 

As unidades foliculares extraídas já estão prontas e apenas algumas passam no microscópio para um refinamento quando necessário.

As unidades foliculares são transplantadas  através de micro incisões com instrumentos cirúrgicos específicos (implanters, keepers, agulhas ou lâminas) na área receptora respeitando o tamanho dos mesmos e procurando oferecer a maior densidade possível.

Permite realizar megasessões em 1 ou 2 tempos cirúrgicos e necessitamos raspar o cabelo ou realizar corte militar . 


Como o orifício gerado é muito pequeno, geralmente menor que um milímetro, a cicatrização é muito rápida, não há a necessidade de pontos e praticamente não se vê a cicatriz resultante. Esta é uma das principais vantagens do Follicular Unit Extraction (FUE): a possibilidade de o paciente usar o cabelo no estilo raspado se houver desejo, pois não há uma cicatriz linear visível e as múltiplas cicatrizes circulares de menos de um milímetro são muito discretas para serem percebidas.

A maior dificuldade e as vezes até contra indicação da técnica está no grau de angulação do fio do cabelo. A transecção deve ser evitada ao máximo, porém pode ocorrer com maior ou menor intensidade devido a impossibilidade de visualização da direção do foliculo, pois o mesmo se encontra dentro do couro cabeludo.


É uma técnica avançada , bastante minuciosa e só deve ser realizada por cirurgiões experientes . Lembrar que a área doadora deve ser preservada sempre e muitas vezes como nesta técnica a transecção pode ser alta, existe a possibilidade de devastar a área doadora se realizada por cirurgiões não experientes .

A técnica FUE também é a única possível  para o transplante de barba e pelos corporais. Quando há necessidade um maior número de unidades foliculares podemos também obter os fios de diversas outras áreas como tórax e abdomem superior, barba, além do couro cabeludo

Voltar ao topo

Follicular Unit Transplant (F.U.T.)

No transplante capilar convencional (também conhecido como técnica clássica, Strip -tira ou FUT) uma faixa de couro cabeludo é retirada e dividida em unidades foliculares por técnicas habilitadas a trabalhar com microscópios apropriados.


Nesta técnica , retiramos um fuso de pele do couro cabeludo cujo diâmetro geralmente fica em torno de 1,5 cm e o comprimento é proporcional à densidade do cabelo do paciente e a extensão da área calva. 


Após a retirada , este fuso é entregue às nossas técnicas bastante experimentes que vão dividir em unidades foliculares de 1 a 4 fios ( dependendo de cada paciente ) mantidas em solução de Ringer lactato para conservação destas. 


Enquanto isso realizamos a sutura tricofitica e o fechamento estético da ferida cirúrgica para oferecer a cicatriz com máxima qualidade. 


As unidades foliculares dissecadas são então transplantadas  através de micro incisões com instrumentos cirúrgicos específicos (implanters, keepers, agulhas ou lâminas) na área receptora respeitando o tamanho dos mesmos e procurando oferecer a maior densidade possível .  
Ao final , teremos um resultado camuflado pois não necessitamos raspar o cabelo e a sutura fica disfarçada em meio aos cabelos.

Não é necessário raspar o cabelo.
Permite realizar megasessões . 
 

Voltar ao topo

TÉCNICA HÍBRIDA

Esta técnica é a combinação das técnicas FUE e FUT com o objetivo de realizar sessões com grande número de unidades foliculares, oferecendo uma cicatriz linear quase imperceptível na maioria dos casos . 


Realizamos a técnica FUT e FUE como descrito anteriormente. 


Indicada principalmente para pacientes jovens com calvícies avançadas que temem a presença de cicatrizes lineares e precisam de megasessões e para pacientes com cabelos de angulação difícil para extração pela técnica FUE.


Necessitamos raspar o cabelo ou realizar corte militar

Voltar ao topo

SEMELHANÇAS ENTRE TODAS AS TÉCNICAS

Pontos em comum entre todas as técnicas:

  • Todas podem ser realizadas com anestesia local ou com sedação monitorada por anestesiologista ;

  • As unidades foliculares dissecadas são transplantadas através de micro incisões com instrumentos cirúrgicos específicos ( implanters , keepers , agulhas ou lâminas) na área receptora respeitando o tamanho dos mesmos e procurando oferecer a maior densidade possível;.  

  • Em todas as técnicas as unidades foliculares são contabilizadas; 

  • As unidades foliculares são mantidas por um período máximo de 4 h em solução de Ringer lactato resfriada. Procuramos transplantar o mais rápido possível; 

  • Os cabelos transplantados caem em cerca  de 15 dias;

  • O resultado final só é obtido após 1 ano ( devido ao crescimento do cabelo geralmente ocorrer apenas 3 meses após a cirurgia e o cabelo cresce cerca de 1 cm ao mês );

  • Após a realização de qualquer uma das técnicas , o paciente é orientado a revisões trimestrais para acompanhamento do crescimento do cabelo , prescrições de vitaminas ou shampoos e fotografias . Caso o paciente seja de outra cidade fazemos o acompanhamento por email;

  • Lembrar que a calvície é uma condição evolutiva e devemos sempre acompanhar para tentar impedir o avanço da mesma. . 

Voltar ao topo

PÓS-OPERATÓRIO

  1. O cuidado e a evolução é bem semelhante em qualquer técnica.

  2. O paciente é orientado a lavar o cabelo com shampoo antisséptico , conforme ensinamos  nos próximos 15 dias .Após este período,as crostas geradas  vão caindo progressivamente e o cabelo só iniciará seu crescimento cerca  de 3 mês após a data da cirurgia .

  3. A diferença da técnica FUE x FUT ou Hibrida   É a retirada de pontos na área doadora que não ocorre na técnica FUE .

  4. Sem duvida , a recuperação desta última é mais rápida , gerando como inconveniente apenas a raspagem do cabelo . 

  5. São prescritos  analgésicos e anti inflamatórios por poucos dias 

  6. Dor é uma queixa bastante infrequente.

  7. Usamos vitaminas e loções de rotina ao longo do primeiro ano após o Transplante .

Voltar ao topo

TABELA COMPARATIVA

FUT

FUE

Uma incisão linear é realizada para retirar uma faixa da área doadora,seguida de sutura tricofítica. As UFs são dissecadas utilizando microscópios 3D.

Aproveitamento máximo do banco doador

Sessões maiores (3500 UFs / 7700 fios ou mais por sessão)

Utiliza apenas UFs da zona de segurança (região onde o cabelo é o mais permanente possível)

Cabelo cobre a sutura no pós

Não seleciona as UFs

Necessita de massagem capilar prévia para aumentar a elasticidade no couro cabeludo

Indicada para homens e mulheres de todos os tipos de cabelo

Limita alguns esportes até 3 meses

Sutura tricofítica camuflada,deixando-a imperceptível, Permite corte de cabelo curto (máquina 3)

Utilizada apenas no couro cabeludo.

Retirada individual das unidades foliculares através de micro-incisão circular em torno da cada UF

Aproveitamento de 70% do total do banco doador

Sessões menores (2500 UFs / 5500 fios)

Expande a coleta para áreas além da zona de segurança 

Necessita raspar o cabelo

Seleciona as UFs, de acordo com a necessidade (ex: escolhe calibre e cor)

Baixa elasticidade não limita

Indicada apenas para homens com cabelos lisos ou ondulados, não crespos

Não limita esportes

Os diminutos orifícios desaparecem em 5 dias,ficando imperceptíveis.permite corte de cabelo muito curto (máquina 2)

Permite a utilização na barba epelos do corpo

*FUT- Follicular Unit Transplatation with Strip
*FUE - Folllicular Unit Extraction
*UF - Unidade Folicular
Voltar ao topo
Faça o pré-agendamento online. É fácil, rápido e seguro.